quinta-feira, 29 de março de 2012

Projeto Xadrez na Escola


PROJETO

1) Identificação do Projeto
Título:Xadrez na Escola
Professor: Naira de Oliveira
Escola: P.M.R Osvaldo de Almeida Matos
Ano/Turma: 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental
 Turno: Matutino e Vespertino
Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Educação Física

2) Justificativa: O xadrez é utilizado na educação como instrumento pluridisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de  algumas características do pensamento cognitivo, como a memorização, a atenção, o raciocínio lógico, a inteligência e imaginação,a dedução e intuição. Sabemos que o raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo assim excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque notável em disciplinas exatas. A difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta. 
Por isso o xadrez merece crédito, porque ensina o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta.”

3) Objetivo Geral: Proporcionar aos estudantes da Escola Polo Municipal Rural Osvaldo de Almeida a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez, utilizando-o para desenvolver suas habilidades cognitivas e popularizando-o na escola e em seu meio de convívio.

 4) Objetivo Específico:
_Estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
Desenvolver também Capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo tais como:
_ A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole:
_ O espírito de decisão e a coragem;
_ Estimular a auto-estima e a competição saudável;
_ Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo:
_ Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais;
_ Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos;
5) Metodologia e estratégia de ação:
Este projeto será desenvolvido em etapas, sempre que entrarmos em contato com a tecnologia a pesquisa e coleta de dados será feita. Nos bimestres iniciais será apresentado aos alunos o tabuleiro do jogo de xadrez bem como as suas peças e o objetivo central do jogo. Posteriormente a movimentação de cada peça e a forma de captura, em seguida o jogo propriamente dito. Com a aquisição do conhecimento dos estudantes, será feito pequenas competições na sala de tecnologia com premiações simbólicas, finalizando com competições inter-classe, desta forma estimulando o estudante a participar e interessar-se pelo jogo. Com a aquisição das regras será proporcionado aos estudantes uma competição via telão, utilizando o data show e o computador, onde os alunos poderão em grupos desenvolver o jogo.
           
                              
6) Atividades:
Pesquisas e coletas de dados na sala de tecnologia;

7)  Cronograma: Ano letivo de 2012

8) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas):
Sala de tecnologia jogos virtuais e  tabuleiros de xadrez;

 9)- Avaliação será de forma:

 Participativa, interesse do estudante no tema proposto e desenvolvimento individual;

10)- Bibliografia Internet e outros meios de coletas de dados.













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