quarta-feira, 10 de agosto de 2011

projeto reescrevendo Histórias

Escola:.Pólo Municipal Rural Osvaldo de Almeida Matos
Tempo de execução: 1 bimestre
Data: início do projeto: 30/05/2011 término do projeto: .08/07/2011

Projeto Reescrevendo Histórias
Direção Diacuy Brichita

Coordenação Edileida M. Reis

Professora Responsável Ana L. G. Limonge ,Diacuy Brichita, Edileida M. Reis

Professora Colaboradora Maxilaine Arantes

Publico Alvo 1º e 2º Ano Ensino Fundamental










1) INTRODUÇÃO.
Este projeto visa despertar na criança o gosto pela leitura, identificar a importância da leitura e da escrita, desenvolver a interpretação oral e escrita, dando subsídios para tornando-los capazes de produzir bons textos significativos e coerentes, a fim de produzir uma aprendizagem satisfatória e prazerosa, visando sempre o interesse do aluno.

2) Objetivo
Despertar e estimular o interesse pela leitura de histórias.
Explorar e ampliar o vocabulário.
Proporcionar o contato com a linguagem escrita mediante o manuseio de livros.
Favorecer o relacionamento das crianças com as demais pessoas e a natureza, explorando o ambiente.
Estimular e ampliar as possibilidades de expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens.

3) Conteúdos: Linguagem oral e linguagem escrita, natureza e sociedades, matemática, Artes, hábitos de higiene.

4) Habilidades
Leitura, escrita, pintura, Interpretação, socialização com a turma, noções de quantidade e tamanho, começo, meio e fim, higiene pessoal.

5) Procedimentos metodológicos
Ler, contar e recontar histórias: Os três porquinhos.
Após a leitura, dar atenção especial ás palavras desconhecidas ou pouco utilizadas no cotidiano, ampliando o vocabulário das crianças.
Confeccionar mural de histórias infantis.
Realizar atividades com a sacola surpresa utilizando elementos que caracterizam as histórias contadas, um porquinho, palha de milho, tijolo e madeira.
Explorar valores como respeito, cuidado, amizade, solidariedade.
Trabalhar as quantidades: explorá-las no próprio conto.
Comparar o tamanho entre os personagens da história; maior/ menor, grande/ pequeno, alto / baixo
Imitar personagens do conto infantil, durante os deslocamentos de um ambiente para outro, cantando gesticulando:
Dramatizar a história os três porquinhos
Confeccionar fantoches dos personagens os três porquinhos para apresentação da dramatização da história.
Realizar pinturas dos personagens da história.
Confeccionar máscaras de alguns personagens de história.
Confeccionar com lego as casinhas da história dos Três porquinhos.
Assistir ao DVD referente a história trabalhada, no data show , realizar a interpretação oral do filme.
Realizar atividades xerocopiadas referente ao tema, relacionando a história à necessidade de se realizar os hábitos de higiene de forma adequada conversas dirigida sobre hábitos de higiene, visando manter uma boa saúde.




6) Avaliação
Será de forma continuada no decorrer da realização do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário